top of page

Monitoria

Resumo


Os projetos de ensino vinculados ao Laboratório Artes do Movimento são coordenados pelas(os) docentes responsáveis pelos componentes curriculares voltados para o estudo do movimento expressivo e da dança. Estas disciplinas integram o eixo fundamental e formativo do curso de Atuação Cênica. São elas: Movimento e Percepção – turmas A e B (60h); Movimento e Análise (60h); Movimento e Composição (60h); Dança 1 (60h); Dança 2 (60h); Dança 3 (60). Os projetos atendem ainda a duas disciplinas do curso de Licenciatura em Teatro: Movimento e Pedagogia (30h) e Dança e Pedagogia (30h). Os monitores (bolsistas) e voluntários participam, sob orientação das(os) docentes, tanto de ações didáticas, como no apoio aos alunos, facilitando a integração em ambiente acadêmico. Os monitores se inscrevem anualmente na Semana de Ensino de Graduação da UNIRIO, onde apresentam pôster/comunicação sobre suas ações nos projetos. Os projetos incentivam o interesse científico e pedagógico pelos conteúdos e métodos utilizados em sala de aula. O Laboratório Multidimensional Artes do Movimento realiza ações integradas entre os projetos de ensino, extensão e pesquisa.


Palavras-chave: monitoria, movimento, dança para atuação cênica

Ano 2024

  • "Corpo em Movimento: análise e criação". Coordenação profa. Adriana Bonfatti. 1 bolsa de monitoria.

  • "Dança clássica para atores: fundamentos e criação". Coordenação profa. Adriana Bonfatti. 1 bolsa de monitoria.

  • Preparação corporal, direção de movimento e coreografia cênica. Coordenação prof. Joana Ribeiro.

  • Percepção cênica: estesia em movimento. Coordenação prof. Joana Ribeiro.

  • Pedagogias Brincantes Festivas. Coordenação prof. Juliana Manhães.

  • Confluências das Danças entre matrizes e motrizes. Coordenação prof. Juliana Manhães.

Ano 2023

  • "Corpo em Movimento: análise e criação". Coordenação profa. Adriana Bonfatti. 1 bolsa de monitoria.

  • "Dança clássica para atores: fundamentos e criação". Coordenação profa. Adriana Bonfatti. 1 bolsa de monitoria.

  • Perceptação cênica: uma via de mão dupla. Coordenação profa. Joana Ribeiro

  • Gestos dançados: da técnica à composição. Coordenação profa. Joana Ribeiro

  • ​Corpos Encruzo: experimentações entre tradições e contemporaneidades na dança. Coordenação prof. Juliana Manhães

  • Brasis dançantes: Confluências pedagógicas entre corpos decoloniais. Coordenação prof. Juliana Manhães

Ano 2022

  • "Análise do movimento como processo criativo do ator". Coordenação profa. Adriana Bonfatti. 1 bolsa de monitoria.

  • "Fundamentos do Balé: percursos para formação do ator". Coordenação profa. Adriana Bonfatti. 1 bolsa de monitoria.

  • O corpo cênico e a sua percepção. Coordenação prof. Joana Ribeiro.

  • Estudo dos gestos na dança. Coordenação prof. Joana Ribeiro

  • Fricções do corpo entre tradições e contemporaneidades. Coordenação prof. Juliana Manhães

Ano 2021

  • "Análise do movimento como processo criativo do ator". Coordenação profa. Adriana Bonfatti. 1 bolsa de monitoria.

  • "Dança Clássica para atores: fundamentos e criação". Coordenação profa. Adriana Bonfatti. 1 bolsa de monitoria.

  • Dança: Técnica e Composição. Coordenação profa. Joana Ribeiro

  • Sensibilização Corporal. Coordenação profa. Joana Ribeiro

  • Pedagogias de um corpo brincante. Coordenação profa. Juliana Manhães

Ano 2020

  • "Sentidos do Corpo". Coordenação profa. Joana Ribeiro. 1 bolsa de monitoria.

  • "Corpo em Movimento: Análise e criação". Coordenação profa. Adriana Bonfatti. 1 bolsa de monitoria.
     

  • "Dança para atores: Fundamentos e análise". Coordenação profa. Adriana Bonfatti . 1 bolsa de monitoria.
     

  • “Pedagogias de um corpo brincante: fundamentos e práticas da cultura popular para a sala de aula” Coordenação: Profa. Juliana Manhães 1 bolsa de monitoria.
     

  • “Laboratório de criação e dramaturgias: o corpo ancestral entre tradições e contemporaneidades” Coordenação: Profa. Juliana Manhães 1 bolsa de monitoria.

Ano 2019

  • “A análise do movimento do processo de criação do ator”. Coordenação profa. Adriana Bonfatti. 1 bolsa de monitoria.
     

  • “Dança para atores - processos de transform(ação)”. Coordenação profa. Adriana Bonfatti. 1 bolsa de monitoria.
     

  • “Movimento e Percepção”. Coordenação profa. Joana Ribeiro. 1 bolsa de monitoria.
     

  • “Gesto e Percepção”. Coordenação profa. Joana Ribeiro. 1 bolsa de monitoria.
     

  • “A roda dos brincantes festeiros: criação de jogos e brincadeiras populares”. Coordenação profa. Juliana Manhães. 1 bolsa de monitoria.

Ano 2018

  • “Fundamentos da dança/técnica e composição”. Coordenação prof. Joana Ribeiro. 2 bolsas de monitoria.
     

  • “A análise do movimento/gesto expressivo”. Coordenação prof. Joana Ribeiro. 2 bolsas de monitoria.
     

  • “Balé (en)cena”. Coordenação profa. Adriana Bonfatti. 2 bolsas de monitoria.
     

  • “Teatro-dança e outras danças”. Coordenação profa. Adriana Bonfatti. 1 bolsa de monitoria.
     

  • “Consciência e Percepção”. Coordenação profa. Nara Keiserman. 2 bolsas de monitoria.
     

  • “Pedagogias do Corpo”. Coordenação profa. Nara Keiserman. 1 bolsa de monitoria.

Ano 2017

  • “Dança para Atores”. Coordenação profa. Adriana Bonfatti. 1 bolsa de monitoria.
     

  • “Movimento e Análise”. Coordenação profa. Adriana Bonfatti. Projeto que dá continuidade ao anterior. 1 bolsa de monitoria.
     

  • “Consciência e Percepção”. Coordenação profa. Nara Keiserman. 2 bolsas de monitoria.
     

  • “Pedagogias do Corpo”. Coordenação profa. Nara Keiserman. 1 bolsa de monitoria.

Ano 2016

  • “Estudos do Corpo Cênico: Análise e Composição”. Coordenação profa. Joana Ribeiro. 2 bolsas de monitoria.
     

  • “Pedagogias do Corpo: Movimento e Composição”. Coordenação profa. Nara Keiserman. 2 bolsas de monitoria.

Ano 2015

  • “Movimento e Percepção: práticas pedagógicas”. Coordenação Profa. Nara Keiserman. 2 bolsas de monitoria.
     

  • "Movimento e Percepção". Coordenação profa. Nara Keiserman. 1 bolsa de monitoria.
     

  • “Estudos do Corpo Cênico: Análise e Composição (renovação)”. Coordenação Profa. Joana Ribeiro. 2 bolsas de monitoria.

Ano 2014

  • “Estudos do Corpo Cênico: Análise e Composição”. Coordenação profa. Joana Ribeiro. Projeto que dá continuidade ao anterior, de mesmo título. 2 bolsas de monitoria.
     

  • “Expressão Corporal: percepção e composição (renovação)”. Coordenação Profa. Nara Keiserman. 2 bolsas de monitoria.

Ano 2013

  • “Estudos do Corpo Cênico: Análise e Composição”. Coordenação Profa. Joana Ribeiro. 2 bolsas de monitoria.
     

  • “Expressão Corporal: percepção e composição”. Projeto que dá continuidade ao anterior Coordenação Profa. Nara Keiserman. 2 bolsas de monitoria.

Ano 2012

  • “Expressão Corporal: percepção e composição”. Coordenação Profa. Nara Keiserman. 2 bolsas de monitoria.

Prêmios Semana de Integração Acadêmica (SIA)

  • "Dança para Atores", Vinicius César Alves de Oliveira. Coordenação: Adriana Bonfatti. 2017.

bottom of page