top of page

Projeto de extensão “Oficina de Teatro Circulando – Ateliê de Teatro para jovens com transtornos mentais”

Coordenação: Adriana Bonfatti e Joana Ribeiro da S. Tavares

Resumo

O projeto Oficina de Teatro Circulando foi implantado em março de 2013 na Escola de Teatro da UNIRIO, através de ateliês de teatro para jovens que sofrem de transtornos mentais (autistas e psicóticos). Em 2014, o projeto começou a oferecer ateliês para seus acompanhantes e familiares. Desenvolvido em âmbito interinstitucional, estabelece parceria com o projeto “Circulando e traçando laços e parcerias: atendimento para jovens autistas e psicóticos - do circuito pulsional ao laço social”,  coordenado pela Profa. Dra. Ana Beatriz Freire e pelo Prof. Dr. Fabio Malcher Martins de Oliveira do Instituto de Psicologia da UFRJ. Integra alunos da Escola de Teatro e do Instituto Villa Lobos da UNIRIO com alunos do Instituto de Psicologia da UFRJ. O projeto prepara um terreno fértil para ações interdisciplinares entre as áreas de Artes e Saúde Mental. Promove parceria entre os Departamentos de Interpretação ao qual se vincula e de Ensino de Teatro, através de estágios curriculares supervisionados, realização de trabalhos de conclusão de curso dos discentes e, ainda, pesquisas em âmbito de pós-graduação, reiterando a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Atua na capacitação profissional, promovendo a inserção dos alunos em instituições que trabalham com a reabilitação e a educação especial. O projeto Oficina de Teatro Circulando vem crescendo em meio acadêmico, tanto pela demanda da comunidade beneficiada quanto pela manifestação de interesse do corpo discente e docente, cada vez mais afeitos à questão da acessibilidade universitária para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os resultados compreendem a pesquisa, a produção e a disseminação de conhecimento em artes/educação especial em estreito diálogo com a Missão da UNIRIO, visando uma formação humanista, crítica e reflexiva, comprometida com a melhoria das condições de vida da sociedade.

 

Palavras-chave: Teatro; Educação Especial; Acessibilidade; Autismo

Site: https://www.circulandoteatrounirio.com/

Canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCCmh5lDEfXI9OMZMOH3LQ0A

Instagram: @projeto.circulando

Filmes

Publicações

  • BONFATTI, Adriana, TAVARES, Joana. “Oficina de Teatro Circulando: Ateliê de teatro para jovens com transtornos mentais”. Rio de Janeiro: UNIRIO/SIA, 2017.

  • FREIRE, Ana Beatriz e MALCHER, Fabio (org.). Circulando: jovens e suas invenções no autismo e na psicose. Rio de Janeiro: Subversos, 2014.

  • TAVARES, Joana Ribeiro da Silva. Circulando – Um espaço para jovens com transtornos mentais. Belo Horizonte: ABRACE/UFMG, 2014.

  • VARGAS, Aline e GUIMARAENS, Caito. Teatro com autistas: experiência no Ateliê de Teatro do Projeto Circulando. Circulando: jovens e suas invenções no autismo e na psicose. FREIRE, Ana Beatriz e MALCHER, Fabio (org.). Rio de Janeiro: Subversos, 2014.

Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC

  • LIMA, Lorena. FRICCIONANDO AS NOÇÕES DE RACISMO E CAPACITISMO: O processo de racialização dos corpos na Oficina de Teatro Circulando. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Teatro)- Universidade Federaldo Estado do Rio de Jnaeiro/UNIRIO. Orientadora: Angela Reis, 2022.

  • SILVA, Janaína Rita Baptista da. Ressignificando os “escombros” de um sujeito esquecido: memória e narrativa em uma experiência de ensino do teatro no projeto de extensão “Circulando com autistas”. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO. Orientadora: Marina Henriques Coutinho, 2018.

  • BASTOS, Leonardo. Contramãos [ótimas] do Fluxo do Mundo. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO. Orientadora: Marina Henriques Coutinho, 2017.

  • VIANNA, Luísa. Teatro e Autismo. Uma experiência jornalística e artística na Oficina de Teatro do projeto Circulando. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal Fluminense/UFF. Orientadora: Denise Tavares da Silva, 2016.

  • GONZALEZ, Tavie de Miranda Ribeiro. O não-método como método na Oficina de Teatro Circulando - uma experiência no ensino de teatro para jovens com transtornos mentais. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO. Orientadora: Joana Ribeiro da S. Tavares, 2014.

  • SALLES, Nathalia Katsivalis. Circulando entre experiências de teatro: um ateliê de teatro para jovens autistas. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO. Orientadora: Joana Ribeiro da S. Tavares, 2014.

  • VARGAS, Aline Rangel. E quem educa, o que aprende?. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO. Orientadora: Lucia Helena de Freitas (Gyata), 2013.

Prêmios na Semana de integração Acadêmica (SIA)

  • Semana de integração Acadêmica 2018

  • Semana de integração Acadêmica 2017

  • Semana de integração Acadêmica 2016

Projeto “Coletivo Brincante Matuba - Criações e investigações cênicas entre tradições e contemporaneidades”

Coordenação: Juliana Manhães

Resumo

O “Coletivo Matuba” surgiu em 2014, a partir do movimento dos estudantes da Escola de Teatro e Música da UNIRIO, como necessidade de o universo acadêmico dialogar com os saberes das tradições afro-diaspóricas e de povos originários inseridos na grade curricular dos cursos. Em desdobramento e ação contínua, os Laboratórios NEPAA (Núcleo de Estudos de Performances Afro-Ameríndias) e o LABAM (Laboratório Artes do Movimento), acolheram a diversidade destas performances culturais, com suas epistemologias e pedagogias, acreditando na importância da cultura brasileira na universidade.
O projeto mantém ações como as “Rodas Brincantes” (rodas mensais que acontecem no espaço da universidade), “Rolés Matubas” (que acontecem em diversos espaços de saberes tradicionais fora da universidade); e dialoga com a disciplina optativa “Laboratório de Danças Populares” do Bacharelado em Atuação Cênica.

 

Palavras-chave: Danças Populares; Tradições afro-diaspóricas; Povos Originários; Teatro.

Facebook: https://www.facebook.com/coletivomatuba/?locale=pt_BR


Instagram: https://www.instagram.com/coletivomatuba/


Canal no YouTube: https://www.youtube.com/@coletivomatuba6432


Criação Audiovisual Performática:
https://www.youtube.com/watch?v=iU-bO4QUXr0


Curso Encontro de Saberes: Sotaques do Bumba meu boi do Maranhão em parceria com a Cultura da UNIRIO:
https://www.youtube.com/watch?v=iCn6w3Kxw-w

bottom of page