GRUPO DE PESQUISA ARTES DO MOVIMENTO

 
O Grupo de Pesquisa Artes do Movimento – foi cadastrado no Diretório do CNPq em 2000 pelas Profas. Dras. Enamar Ramos e Nara Keiserman, com o intuito de reunir professores/pesquisadores das áreas de Dança e Movimento Corporal da Escola de Teatro/Unirio e membros/colaboradores. O foco investigativo é o corpo cênico considerando seus aspectos historiográficos, estéticos e pedagógicos.  Promove o debate acadêmico entre pesquisadores e a classe artística visando ampliação do campo epistemológico sobre a dança e o movimento/gesto expressivo, resultando em cruzamento de saberes que alimentam a teoria e a prática de artistas/pesquisadores.

Luz do sol refletida em triângulo na areia.

Profa. Dra. Ana Lucia Martins Soares (Ana Achcar)

Projeto de Pesquisa - Pedagogias de ator: exercício de si e da cena nas tradições da máscara e da palhaçaria

O projeto de pesquisa trata da investigação e do desenvolvimento de modos e abordagens pedagógicas e/ou artísticas no processo de formação e criação de atores/atrizes, tomando como base de estudo e exercício, o jogo da máscara e da palhaçada, assim como as anotações de sala de trabalho e aula nos ensaios e cursos ministrados para formação e treinamento do ator nos últimos 29 anos, na UNIRIO.

Palavras-chave: Palhaçaria, Circo Brasileiro, Corpo, Palavra, Atuação.

 

Profa. Dra. Doriana Mendes

Projeto AUDIO VOX  - Catalogação e Guia de Escuta de obras do gênero eletroacústica mista para voz e eletrônica de compositores brasileiros no período de 1988 a 2018

Este projeto tem como objetivo geral fazer um levantamento e investigar a produção do gênero música eletroacústica mista para voz e eletrônica na Música Brasileira nos últimos trinta anos (1988-2018) e identificar a estética sonoro-musical dos compositores através da análise de suas peças −a partir da elaboração de um guia de escuta−, mapeando os elementos que servirão de apoio para traçar o perfil do estilo de cada um dos compositores, tendo particular enfoque no tratamento da voz solista. A pesquisa resultará num Catálogo das Obras e um Guia de Escuta das mesmas como produto final. Busca-se também ampliar o entendimento do conceito de música eletrovocal (discutido em nossa tese de Doutorado) e determinar as características de uma nova escuta, fundamentada nas teorias de  Pierre Schaeffer (1910-1995), voltada para as novas estéticas propostas pela experimentação do gênero música eletroacústica mista.

Palavras-chave: Voz contemporânea/ escuta da voz contemporânea / música eletrovocal/ musica eletroacústica mista.

 

 
 

Profa. Dra. Enamar Ramos

Projeto de pesquisa 1 - O retrato da dança no Brasil – 1950 a 2000 – um relato dos bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

A investigação específica que esse projeto se propõe é o registro da história da dança escrita no Theatro Municipal do Rio de Janeiro pelos bailarinos que integraram o Corpo de Baile no período de 1950 a 2000. Pretendemos fazer essa documentação com texto e imagem para que as atuais e as futuras gerações possam identificar as pessoas que a construíram. A bibliografia sobre o assunto é praticamente inexistente, por isso a reconstrução dessa história será realizada com base nos depoimentos dos bailarinos.

Palavras-chave: Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Corpo de Baile, História da Dança.

Projeto de pesquisa 2 - Teatro Musical: Investigação Corpo e Voz

O projeto agiu buscando uma metodologia para as aulas de Dança que integrasse, co-articulasse e complementasse os conteúdos ministrados nas disciplinas de Dança e Voz do curso de Bacharelado em Atuação Cênica. Foi a base para a criação, em 2009, do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Teatro Musicado na UNIRIO. Iniciada em 2007 vem, atualmente, estudando técnicas/metodologias de composição dramatúrgica na pratica docente aliadas técnicas/metodologias com foco na voz, como Respiração Vivenciada de Ilse Middendorf e Vocal Dance & Voice Movement Integration de Patricia Bardi relacionando com o trabalho de Gerzy Grotowski apresentado no livro "O teatro Laboratório de Jerzy Grotowski" de 1959-1969, tendo por  base o trabalho de Molik - O Alfabeto do Corpo. Os trabalhos dessas duas pesquisadoras, são considerados atualmente, como importantes no campo movimento-voz- dramaturgia. 

Palavras-chave: Teatro Musical, Corpo, Voz, Dança.

Profa. Dra. Joana Ribeiro da Silva Tavares

Projeto de Pesquisa 1 - Corpo Cênico: Agentes, Análise e Criação

A pesquisa desenvolve estudos aprofundados do corpo nas artes cênicas e se articula em três eixos principais voltados para: a historiografia de seus agentes pioneiros na Dança e no Teatro, a análise do movimento/gesto expressivo e o estudo de processos de criação cênica e composição coreográfica. O projeto integra a graduação e a Pós-graduação através de ações extensionistas, reiterando a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. As professoras Adriana Ferreira Bonfatti e Juliana Bittencourt Manhães integram a equipe como pesquisadoras colaboradoras.

Palavras-chave: Coreografia no Teatro, Análise do Movimento, Criação e Composição, Preparação Corporal e Direção de Movimento.

Projeto de pesquisa 2 – Ler o gesto na dança: introdução ao pensamento de Hubert Godard

Pesquisa de pós-doutorado que realizou o levantamento e a tradução para o português de textos referenciais do pesquisador francês Hubert Godard (Paris-8) sobre a análise movimento e seus fundamentos teóricos, que integram a linha de pesquisa Análise do Movimento (ADM), no Departamento de Dança da Universidade Paris-8 Vincennes – Saint-Denis. A proposta abrange a organização de uma coletânea inédita em português da obra de Hubert Godard. A pesquisa foi acolhida no Departamento de Dança da Universidade Paris-8, sob a supervisão da Professora Doutora Christine Roquet, responsável pela cadeira de Análise do Movimento. A estadia no exterior incluiu missão como conferencista convidada.

Palavras-chave: Hubert Godard, Análise, Movimento/Gesto, Dança.

 

Profa. Dra. Mona Magalhães

Projeto de Pesquisa: O corpo e a cidade: pesquisa sobre bodypainting 

O projeto visa uma pesquisa de caráter teórico/prático na qual serão feitos  experimentos com a pintura sobre o corpo. Os enunciados pintados poderão colocar o corpo como contraponto e/ou reiteração em relação a espaços da cidade. No primeiro momento, por meio da bodypainting, o corpo poderá se camuflar, mesclando-se ao meio em que vive. Já, noutra vertente, o corpo se destacará do ambiente social provocando efeitos de sentido extra cotidianos. Tem como objetivo dar ênfase a maquiagem e a pintura corporal como linguagens artísticas. 

 

Palavras-chave: Corpo, Cidade, Bodypainting, Performance.

 

Profa. Dra. Nara Keiserman

Projeto de Pesquisa - Ator rapsodo: pesquisa de procedimentos para uma linguagem gestual. 

O Projeto tem como princípios a teatralização de obras não dramatúrgicas, a investigação de recursos pedagógicos para a formação e treinamento do ator rapsodo, a pesquisa de procedimentos atorais para um teatro em que a gestualidade se instala como linguagem eventualmente descolada da voz, e cuja metodologia está fundada na realização de laboratórios de experimentação. A etapa atual, denominada de Teatro e Espiritualidade, contempla um pensamento que compreende o Corpo como unidade multidimensional, em articulação com conceitos como Consciência, Prana, Presença e Energia.

Palavras-chave: Ator narrador, Teatro e Espiritualidade, Pedagogia do Ator, Teatro Narrativo.

 
 

Profa. Dra. Tatiana Motta Lima

Projeto de pesquisa 1 - Ator: presença e vacância – Beckett e Pessoa como "pedagogos" do ator​

Pretendo refletir sobre os conceitos de presença e de vacância (ausência) no trabalho do ator, e na pedagogia voltada para a formação do ator, a partir de algumas matrizes filosóficas, poéticas e estéticas. Buscarei 1) analisar os conceitos de presença e de vacância/ausência na sua relação com a atuação; 2) realizar cruzamentos teórico-conceituais entre esses termos da atuação e uma determinada vertente filosófica que se dedica a refletir sobre a produção de diferentes modos de subjetivação; 3) trabalhar sobre textos de Samuel Beckett e Fernando Pessoa, lendo-os como possíveis produtores de um método – ou anti-método – para a formação de atores que leve em consideração os conceitos trabalhados acima. 4) continuar a pesquisa laboratorial – com o grupo Hanimais Hestranhos – sobre estes mesmos temas, autores e textos.

Palavras-chave: Pedagogia do Ator, Atuação, Presença, Modos de Subjetivação.

Projeto de pesquisa 2 - Grotowski pós-teatral: parateatro, teatro das fontes, objective drama e arte como veículo

Realizarei um trabalho historiográfico sobre as fases do do percurso artístico de Grotowski conhecidas como parateatro, teatro das fontes, objective drama e arte como veículo. Buscarei ainda analisar os conceitos chaves do artista, no período que vai de 1975 até a Arte como Veículo. Como foco inicial, pretendo refletir sobre as noções de sagrado que se constroem nestas investigações e, também, sobre o binômio modos de fazer/modos de subjetivação construído nas diferentes fases. As perguntas que guiam a pesquisa são: Quais as noções de sagrado trabalhadas nestas fases? E, quais as noções de sujeito (e de corpo) são forjadas nas – e forjam as - ações artísticas desenvolvidas no período.

Palavras-chave: Grotowski, Parateatro,Teatro das Fontes, Arte como Veículo.

Luz do sol refletida em triângulo na areia.
Luz do sol refletida em triângulo na areia.