Artigos em Periódicos
-
BONFATTI, Adriana et al. Oficina de Teatro Circulando - Experiência e Trajetória de um Ateliê de Teatro para jovens com transtornos mentais na Escola de Teatro da UNIRIO. RAÍZES E RUMOS. , v.5, p.185 - 195, 2017.
http://www.seer.unirio.br/index.php/raizeserumos/article/view/7439
-
GOMES, Carolina.; TAVARES, Joana. O treinamento e a via negativa no Studio Stanislavski. Revista Cena. , v.01, p.50 - 59, 2017.
https://seer.ufrgs.br/cena/article/view/69790
-
KEISERMAN, Nara. Um olhar estrangeiro sete anos depois, sobre o processo criativo da Companhia Chapitô, do Teatro Meridional e do Visões Úteis. Sinais de Cena. Revista de Estudos de Teatro e Artes Performativas. Lisboa: Orfeu Negro e Centro de Estudos de Teatro, Universidade de Lisboa. Série II, n.3, mai.2018, p. 194-209.
-
KEISERMAN, Nara. “O corpo é um veículo da consciência” ou essa é a minha fé. Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG v.8, n.15: mai. 2018, p. 274-287.
https://www.eba.ufmg.br/revistapos/index.php/pos/article/view/658
-
KEISERMAN, Nara. Há luz aqui, confissões. Urdimento, v.2, n.25, p.100–108, Dezembro 2015.
http:/dx.doi.org/10.5965/1414573102252015100
-
KEISERMAN, Nara. Diálogos sobre a narração - É a nostalgia da fogueira, tenho certeza. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 2, p. 265-285, 2012.
https://seer.ufrgs.br/presenca/article/view/24581
-
MAGALHÃES, M. F. Novos sentidos para o corpo: a pintura corporal para os primitivos e para os contemporâneos. Artefactum (Rio de Janeiro). , v.1, p.26 - , 2014.
http://artefactum.rafrom.com.br/index.php/artefactum/article/view/332
-
MAGALHÃES, M. F. O CAPITÃO E A SEREIA: PERCURSOS E SENTIDOS. O Teatro Transcende (Online). , v.1, p.03 - 16, 2012.
http://proxy.furb.br/ojs/index.php/oteatrotranscende/article/view/2917/2020
-
TAVARES, Joana. Conversa sobre a Dança - Entrevista com Marília Pêra. O PERCEVEJO ONLINE. , v.7, p.101-119 - 119, 2015.
http://www.seer.unirio.br/index.php/opercevejoonline/article/view/5642/5100
-
TAVARES, Joana. Conversa sobre o Teatro. Entrevista com Fauzi Arap. O Percevejo Online. , v.7, p.166 - 190, 2015.
http://www.seer.unirio.br/index.php/opercevejoonline/article/view/5693
-
TAVARES, Joana Ribeiro da Silva. Retraçar passos em dança: Angel Vianna e Anna Halprin. Vazantes. , v.2, p.47 - 56, 2018.
http://www.periodicos.ufc.br/vazantes/article/view/40289
-
TAVARES, Joana Ribeiro da Silva. Entrevista com José Wilker. O Percevejo Online. , v.6, p.208 - 233, 2014.
http://www.seer.unirio.br/index.php/opercevejoonline/article/view/4875
-
TAVARES, Joana Ribeiro da Silva; Marito Olsson-Forsberg. Temas, estratégias, materiais e sabores - relatos de uma oficina de dança. Ritimo. France, p.1 - 9, 2015.
https://www.ritimo.org/Temas-estrategias-materiais-e-sabores-relatos-de-uma-oficina-de-danca
-
TAVARES, Joana Ribeiro da Silva; MAGALHÃES, Marina. Resenha do livro “Grupo Teatro do Movimento: um gesto expressivo de Klauss e Angel Vianna na dança brasileira”. Revista Interinstitucional Artes de Educar, V. 6, nº 1, p. 422-433, 2020.
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/46055
-
TAVARES, Joana; ACHCAR, Ana; BONFATTI, Adriana; MORAES, Marcia; WILTGEN, Anna; MAIA, Dadá; MAIA, Adriana. Uma jornada com rasaboxes -Entrevista com Michele Minnick. OUVIROUVER (ONLINE). , v.14, p.234 - 246, 2018.
http://www.seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/39876
Traduções
-
LASSIBILLE, Mahalia. Escrever “a dança” em antropologia: a violência da pesquisa na ponta da caneta. Art Research Journal, v.03, p.27 - 43, 2016.
https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/10919
-
ROQUET, Christine. Análise do movimento e análise de obras coreográficas. O corpo cênico entre a dança e o teatro. São Paulo: Annablume, 2013.
-
ROQUET, Christine. Ler o gesto, uma ferramenta para a pesquisa em dança. Porto Alegre: Periódico CENA UFRGS, 2017.
https://seer.ufrgs.br/cena/article/view/73754/0
Capítulos de Livros
-
CASTILHO de OLIVEIRA, Jacyan; LEAL, Mara; KEISERMAN, Nara. Desmontagens: reflexões sobre o partilhamento escancarado de performances solo. DIÉGUES, Ileana; LEAL, Mara (org ). Desmontagens – processos de pesquisa e criação nas artes da cena. Rio de janeiro: 7letras, 2018, p. 139-156.
-
CASTILHO; Jacyan, LEAL, Mara; KEISERMAN, Nara. Desmontagens – o compartilhamento escancarado de performances solo. COSTAS, Ana Maria; ALVARENGA, Arnaldo e outros (Org). ABRACE - Arte, corpo e pesquisa na cena: experiência expandida. Abrace/O Lutador: Belo Horizonte, 2015, p. 85- 94.
-
KEISERMAN, Nara. Como era bonito lá! FIGUEIREDO, Fábio Camargo. Para sempre nosso Caio F - escrita de si e autoficção. Uberlândia - MG: O Sexo da Palavra - Projetos Editoriais. p. 174-197
-
KEISERMAN, Nara; SOARES, Michele; BITTER, Sigrid. Revelações de uma caminhada pelos que caminham. TELLES Narciso; MERÍSIO, Paulo (orgs). Se oriente - percursos compartilhados na construção de teses em artes cênicas. Rio de Janeiro: 7 Letras. p. 95-110
-
KEISERMAN, Nara. Ator Narrador - verbete. In: KOUDELA, Ingrid Dormien; ALMEIDA JÚNIOR, José Simões de. (Org.). Léxico de pedagogia do teatro. 1ed. São Paulo: Perspectiva, 2014, v. 1, p. 21-22.
-
KEISERMAN, Nara. Ator Compositor – verbete. In: KOUDELA, Ingrid Dormien; ALMEIDA JÚNIOR, José Simões de. (Org.). Léxico de pedagogia do teatro. 1ed. São Paulo: Perspectiva, 2014, v. 1, p. 19-21.
-
KEISERMAN, Nara. Quando se dá aula há muito tempo. TAVARES, Joana; KEISERMAN, Nara. (Org.). O corpo cênico entre a dança e o teatro. 1ed. São Paulo: Annablumme, 2013, v. 1, p. 145-162.
-
KEISERMAN, Nara. Todo trabalho é corporal. TEJADA DA SILVEIRA, Fabiane; FERREIRA, Taís; CALDEIRA LEITE, Vanessa. (Org.). Conversações sobre teatro e educação. 1ed. Porto Alegre: Observatório Gráfico, 2013, v. 1, p. 77-96.
-
NAVAS, Cássia; TAVARES, Joana. Corpo, arte e pesquisa em Klauss Vianna, entre-lugares de dança e teatro. COSTAS, Ana Maria; ALVARENGA, Arnaldo et al (Org). ABRACE - Arte, corpo e pesquisa na cena: experiência expandida. Abrace/O Lutador: Belo Horizonte, 2015, p.141-148.
-
TAVARES, Joana; KEISERMAN, Nara; MAGALHÃES, M. F. Corpo como figura discursiva: movimentos e envolturas In: O Corpo cênico: entre a dança e o teatro.1 ed.São Paulo : Annablume, 2013, v.1, p. 21-31.
-
TAVARES, Joana Ribeiro da Silva. Do maître a danser ao maître de mouvement – O que propor ao corpo do ator? O corpo cênico: entre a dançae o teatro. 1 ed.São Paulo : Annablume, 2013, v.1, p. 55-68.
-
TAVARES, Joana; KEISERMAN, Nara; RAMOS, Enamar; RUIZ, Giselle; TEIXEIRA, Letícia. Grupo Teatro do Movimento (1975-1980). O corpo cênico: entre a dança e o teatro. 1 ed. São Paulo : Annablume, 2013, v.1, p. 89-98.
Organizações de Livro
-
CARNEIRO, Ana e KEISERMAN, Nara (org) Criações e pedagogias artísticas experimentadas. Jundiaí [SP]: Paco, 2018.
-
TAVARES, Joana Ribeiro da Silva; KEISERMAN, Nara. O corpo cênico entre a dança e o teatro. 1ed. São Paulo: Annablumme, 2013.
Livros
-
MAGALHÃES, Marina; TAVARES, Joana. Grupo Teatro do Movimento: um gesto expressivo de Klauss e Angel Vianna na dança brasileira. Rio de Janeiro: Gramma, 2019.
-
RAMOS , Enamar - ANGEL VIANNA : A Pedagoga do Corpo. Rio de Janeiro: Summus, 2007.
Ebooks
-
BONFATTI, Adriana; RAMOS, Enamar; TAVARES, Joana; MANHÃES, Juliana; KEISERMAN, Nara (ORG). Preparação Corporal, Direção de Movimento e Coreografia nas Artes da Cena. Rio de Janeiro: Multifoco, 2021. 269 p.; 2810Kb; PDF ISBN 978-65-994161-8-7.
-
MAGALHÃES, Marina; TAVARES, Joana. Grupo Teatro do Movimento: um gesto expressivo de Klauss e Angel Vianna na dança brasileira. Rio de Janeiro: Gramma, 2019.
-
TAVARES, JOANA Ribeiro da Silva; ESCOBAR, Luar Maria. Klauss Vianna (1928-1992) e o gesto como dimensão dramatúrgica no teatro brasileiro: da coreografia à direção de movimento. In: Mickaël de Oliveira. (Org.). A presença do texto na dança e no teatro contemporâneos. 1ed. Lisboa: Centro de Estudos de Teatro / FLUL, 2020, v. 1, p. 88-104.
https://www.ceteatro.pt/node/403?fbclid=IwAR3oLDQq4IOcq3gceBz98qoC34t1AmkKI1yM3ZarfeakWngx9iWu2sYP6Uc
Prefácios e outras publicações
-
CARNEIRO, Ana e KEISERMAN, Nara (org) Criações e pedagogias artísticas experimentadas. Jundiaí [SP]: Paco, 2018.
-
KEISERMAN, Nara; LÍRIO, Alba. A natureza da voz é água. Rascunhos Uberlândia, v.4 n.4, p.62-74, setembro 2017.
http://www.seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/39524
-
KEISERMAN, Nara; LÍRIO, Alba. La nature de la voix est celle de l’eau. Rascunhos Uberlândia, v.4 n.4, p.137-149, setembro 2017.
http://www.seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/39525/20814
-
TAVARES, Joana Ribeiro da Silva. Da montanha ao mar - a incessante trajetória de uma artista apaixonada pelo movimento. Artigo. São Paulo: Itaú Cultural - Ocupação Angel Vianna, 2018.
https://issuu.com/itaucultural/docs/public_angel_vianna_issu
-
TAVARES, Joana Ribeiro da Silva; KEISERMAN, Nara. O corpo cênico entre a dança e o teatro. 1ed. São Paulo: Annablumme, 2013.
-
TAVARES, Joana Ribeiro da Silva. O rasaboxes em sala. Coleção Cadernos - Caderno de Textos sobre Rasaboxes. Rio de Janeiro: Núcleo do Ator- Investigação e Documentação Teatral, 2016. v.4. p.0-5.
Anais de Congresso
-
BONFATTI, Adriana Ferreira. Temas Dinâmicos de Transformação do Movimento Segundo o Sistema Laban/Bartenieff de Análise do Movimento. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, IN: Colóquio do PPGAC; XIX Colóquio do PPGAC - A pós-graduação em artes: entre expectativas e realidades; Colóquio do PPGAC. Rio de Janeiro. 2019. http://ocs.unirio.br/index.php/coloquioppgac/xixcoloquioppgac/paper/view/602
-
BONFATTI, Adriana; TAVARES, Joana; ACHCAR, Ana. Rasaboxes em Jogo! IX Congresso Abrace, 2018.
https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/3867
-
KEISERMAN, Nara. Conexões entre pedagogia do ator e caminho espiritual. X Congresso ABRACE - ABRACE 20 ANOS Celebrando Diversidade. Natal-RN, 2019. http://https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/3943/4021
-
KEISERMAN, Nara. Ver de dentro, ver de fora. VII Seminário Interno de Pesquisas Mario Santana - Unicamp, 2019 https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/ppgadc/article/view/4242
-
KEISERMAN, Nara. Conexões entre pedagogia do ator e caminho espiritual. X Congresso ABRACE, 2018, v.19 n.01.
https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/3943/4021
-
KEISERMAN, Nara. Para um teatro espiritual. IX Congresso ABRACE, 2016.
https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/1820/1938
-
KEISERMAN, Nara. O ki do ator, primeira abordagem. VIII Congresso ABRACE, 2014.
http://portalabrace.org/viiicongresso/resumos/processos/KEISERMAN%20Nara.pdf
-
KEISERMAN, Nara. O corpo infinito do ator. VII Congresso ABRACE, 2012.
http://www.portalabrace.org/viicongresso/completos/processos/Nara_Keiserman_-_O_corpo_infinito_do_ator.pdf
-
MAGALHÃES, M. F. Guernica Bodypainting: entre performance, artes integradas e intervenção urbana In: Simpósio internacional Reflexões Cênicas contemporâneas, 2018, Campinas. Anais Simpósio Reflexões Cênicas Contemporâneas. Campinas: Unicamp, 2018.
http://https://www.cocen.unicamp.br/revistadigital/index.php/simposiorfc/article/download/604/478
-
MAGALHÃES, M. F. Arara Brasileira: Processo e Criação da BodypaintiIng para a comissãp de frente do grêmio recreativo escola de samba Paraísp do Tuiuti - Carnaval 2017 In: II Seminário de Design Cênico, 2017, Curitiba. II Seminário de Design Cênico: elementos visuais e sonoros da cena. Curitiba: UTFPR, 2017. v.2. p.111 - 118
-
MAGALHÃES, M. F. Motivos Marinhos : Envolturas Corporais no Capanema e Por ti Maria: Portinari Sobre Pele - Processos das intervenções Espaciais no Palácio Gustavo Capanema In: IX Congresso ABRACEv-vPoéticas e estéticas descoloniais - Artes Cênicas em campo expandido., 2016, Uberlandia. Memória ABRACE XVI - Anais do IX Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Uberlandia: Abrace, 2017.
https//www.even3.com.br/anais/IXCongressoABRACE/32147
-
MAGALHÃES, M. F. Processos e procedimentos criativos para a produção de espessuras corporais In: XII Congresso ABRACE, 2014, Belo Horizonte. Arte, corpo e pesquisa na cena: experiência expandida. Belo Horizonte: 2014.
http://portalabrace.org/viiicongresso/resumos/processos/MAGALHAES,%20Mona.pdf
-
MAGALHÃES, M. F. Registros do efêmero: o corpo e a cidade. In: VII Congresso ABRACE, 2012, Porto ALegre. Memória Abrace Digital. 2012. http://www.portalabrace.org/viicongresso/completos/processos/Monica%20MAGALHAES%20Mona_Registros_do_Efemero1.pdf
-
NAVAS, Cássia; TAVARES, Joana. Mesa temática - Corpo, arte e pesquisa em Klauss Vianna, entre-lugares de dança e teatro In: VIII Congresso da ABRACE, 2014.
http://cassianavas.com.br/wp-content/uploads/2015/01/texto-completo-mesa-tematica-corpo-arte-e-pesquisa-em-klauss-vianna-de-joana-ribeiro-cassia-navas-congresso-abrace-2014.pdf
-
TAVARES, Joana Ribeiro da Silva. A Análise do Movimento – algumas noções segundo Hubert Godard. VII Congresso da ABRACE, 2012.
http://www.portalabrace.org/viicongresso/completos/pesquisadanca/Joana_Tavares_-_A_An__lise_do_Movimento_-_algumas_no____es_segundo_Hubert_Godard1.pdf
-
TAVARES, Joana, FORSBERG, Marito O. A Formação do Preparador Corporal nas Artes Cênicas - O que pode um preparador propor ao corpo do ator?. ANAIS - II Seminário Nacional de Pesquisa em Teatro. 2012.
-
TAVARES, Joana Ribeiro da Silva. Circulando – Um espaço para jovens com transtornos mentais. VII Reunião Científica da ABRACE, 2013.
http://www.portalabrace.org/viireuniao/pesquisadanca/TAVARES_Joana_Ribeiro_da_Silva.pdf
-
TAVARES, Joana Ribeiro da Silva. Mantero & Lepecki, Borralho & Galante, Eugénio e Fiadeiro: encontros com expoentes da dança contemporânea portuguesa. VIII Congresso da ABRACE, 2014.
https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/1980
-
TAVARES, Joana Ribeiro da Silva. Por que nos reunimos? Análise de algumas ações do Grupo de Pesquisa Artes do Movimento. IV Engrupedança: Interculturalidade e Diásporas, 2013.
http://engrupe.cooperacdanca.org/index.php/engrupe/engrupen4/paper/view/105/10
-
TAVARES, Joana Ribeiro da Silva; KEISERMAN, Nara; RIBEIRO, Mônica Medeiros; TOURINHO, Lígia Losada.Preparaçãocorporal e direção de movimento: formação e prática artística. X Congresso ABRACE, 2018, v.19 n.01.https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/3947
-
TAVARES, Joana Ribeiro da Silva; KEISERMAN, Nara; RIBEIRO, Mônica Medeiros; TOURINHO, Lígia Losada. Direção de Movimento, Assessoria de Movimento Cênico e Preparação Corporal: ofícios do corpo. Jornada Internacional Atuação e Presença. VIII Simpósio Internacional Reflexões Cênicas Contemporâneas, Unicamp, Nº 4, 2019.
https://www.cocen.unicamp.br/revistadigital/index.php/simposiorfc/article/view/681
Entrevistas e Palestras Oline
-
KEISERMAN, Nara. A metáfora da Energia para o artista em cena : Diálogo com Nara Keiserman, Artes & Humanidades Vol III Ed. n° 30 - Marina Braga Campos, Dezembro 2018.
-
TAVARES, Joana. Colóquio Internacional A presença do texto na dança e no teatro contemporâneos: do centro à margem da cena. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2018. Comunicação: Klauss Vianna (1928-1992), do coreógrafo ao diretor, entre a palavra e o gesto.
-
TAVARES, Joana. Ciência e Letras - Klauss Vianna, 19 de agosto de 2013.
-
TAVARES, Joana. Depoimentos sobre Angel Vianna. Ocupação Angel Vianna, Itaú Cultural, 2018:
-
Angel e atores
-
Faculdade Angel Vianna
-
O corpo filósofo
-
Bailarina
-
TAVARES, Joana. "Retraçar Passos em Dança: Angel Vianna & Anna Halprin". Seminário Mulheres Mobilizando Memória através da Dança. Mesa "Olhares". Mediação: Giselle Ruiz. Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, 30 de abril de 2016.
https://www.youtube.com/watch?v=lEXXISguIOU